Fearless Girl, a garota sem medo, ganha novo lugar, fora da Bolsa de NY

menina sem medo e o wall street, Fearless Girl, a garota sem medo, ganha novo lugar, fora da Bolsa de NY

A popular estátua de uma jovem que se tornou famosa por encarar o ‘Touro que Ataca’ (Charging Bull), em Wall Street, Nova York (EUA) foi instalada no Dia Internacional da Mulher de 2017.

menina sem medo e o wall street, Fearless Girl, a garota sem medo, ganha novo lugar, fora da Bolsa de NY
Fearless Firl – A garota sem medo

A destemida garotinha de bronze esculpida pela artista plástica Kristen Visbal apareceu com os pés fincados no distrito financeiro de Nova York, frente a frente com o Charging Bull, no Dia Internacional da Mulher em março do ano passado.

A estátua de bronze de 1,20 m foi originalmente encomendada para chamar a atenção para a ausência de mulheres nos conselhos de instituições financeiras e sua instalação no local estava planejada para curta temporada.

Mas, Fearless Girl, além de mostrar muita coragem para enfrentar  a famigerada fera de Wall Street, mostrou-se com muito carisma e ganhou tanta popularidade que o protagonismo  do “Touro que Ataca” de ficou comprometido, de tal  forma que os olhos dos visitantes e turistas voltam-se quase que exclusivamente para a menina que pose proativa.

Após muita polêmica, a estátua foi removida de Wall Street no 28 de novembro. No local onde a estátua estava, foi colocada uma placa que diz: “A Garota Sem Medo está em movimento para a Bolsa de Valores de Nova York. Até que ela esteja lá, represente-a.” A placa também tem pegadas onde as pessoas podem ficar de pé.

Roubando a cena do Touro

Em abril, a prefeitura nova-iorquina anunciou que Fearless Girl iria mudar de local. O novo endereço escolhido foi o lado de fora da Bolsa de Valores de Nova York, ficando de frente para o prédio. Thomas Farley, presidente da Bolsa,  aprovou a mudança, declarando que a escultura era  “um símbolo marcante de nossa jornada contínua em direção a uma maior igualdade”.

menina sem medo e o wall street, Fearless Girl, a garota sem medo, ganha novo lugar, fora da Bolsa de NY
Carolyn Maloney: Fearless Girl nos representa (Reuters)

“Ela representa potencial, progresso e esperança, mas também todas as mulheres que lutaram pela igualdade antes de nós.” “Vemos (nela) nossas filhas, mães, sobrinhas”, acrescentou Betty Liu, vice-presidente da Bolsa de Valores de Nova York. A titula, Stacey Cunningham, é a primeira presidente da bolsa de Nova York, .

A realização da cerimônia para a instalação da estátua em frente a Bolsa de Valores de Nova York aconteceu no dia 10 de dezembro. O evento contou com a presença da congressista democrata de Nova York, Carolyn Maloney. “Ela diz em uma imagem que todos os defensores podem dizer em páginas e páginas de argumentos e estatísticas. Agora, em vez de encarar o touro, ela vai estar encarando todos os negócios. Estou encantada, absolutamente encantada”, disse, sobre a menina de bronze que enfrentou o Touro de Nova York por mais de um ano.

Feminismo, ciúmes e polêmica

Arturo Di Modica, autor e instalador do Touro de Wall Street, em 1989, pediu que a estátua da menina fosse removida, argumentando que a peça explora seu trabalho para fins comerciais e altera a percepção do touro.

Em 12 de abril de 2017, Di Modica e seu advogado, que é ex- diretor da União das Liberdades Civis de Nova York, Norman Siegel, processaram as autoridades municipais que deixaram a estátua Fearless Girl ser instalada. Di Modica afirmou que o Touro teve sua integridade artística comprometida, distorcendo a intenção de sua estátua – que é ‘um símbolo de prosperidade e força’ para um vilão, visando apenas os fins comerciais da empresa que particionou o trabalho da artista Kristen Visbal.

No mês de maio de 2017 outro artista, Alex Gardega (que faleceu em outubro deste ano, colocou uma estátua de sua autoria ao lado da estátua de Fearless Girl. A obra de Gardega foi intitulada de “Pissing Pug” e representava um cachorro urinando. Segundo o próprio autor, tratava-se de uma crítica à escultura da menina, em apoio ao touro. Gardega retirou a própria escultura depois de três horas no local, afirmando que não era contra o movimento feminista e nem Visbal, e que apenas protestava por achar que Fearless Girl é apenas uma jogada de publicidade da empresa que a mandou fazer.

menina sem medo e o wall street, Fearless Girl, a garota sem medo, ganha novo lugar, fora da Bolsa de NY
Gardega,  a Menina Destemida e  “Pissing Pug”

Em contrapartida às críticas, a advogada pública Letitia James pediu que a “Menina Sem Medo” fosse uma instalação permanente. Em carta ao prefeito de Nova York, Bill de Blasio, ela afirma – “Fearless Girl era um símbolo poderoso, mostrando às mulheres, jovem e adultas,  que nenhum sonho é impossível e nenhum teto é muito alto”.

O prefeito  apoiou a manutenção da estátua, escrevendo no Twitter que “Os homens que não gostam de mulheres ocupando espaço são exatamente o motivo pelo qual precisamos da Fearless Girl”.

Algumas mulheres também criticaram a estátua, alegando que ela seria um símbolo de”feminismo corporativo” e que violava os próprios princípios feministas. A colunista do The New York Times, Gina Bellafante, chamou a escultura de “um exercício de imagem corporativa” da State Street, que, escreveu ela, entrou em acordo de adiantamento diferido com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, concordando em pagar mais do que US$ 64 milhões de dólares para resolver os encargos de fraude por cobrança secreta de clientes por comissões injustificadas.

 Christine Emba, uma escritora de opinião do The Washington Post, escreveu que  “A estátua retrata a mulher empoderada como uma criança, reforçando a ideia de feminilidade como sendo fofa e inofensiva – uma criança com potencial, talvez, mas não uma criança já poderosa”.


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: