Setembro é também o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira

Setembro é também o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, Setembro é também o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, Goeie Life

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul. A Campanha tem a finalidade de promover conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade e ainda de comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e décadas.

A razão da escolha da cor azul, símbolo do movimento, remete a um passado lamentável e opressor, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.

Depois da guerra, essa cor se tornou uma referência ao que foi enfrentado e os surdos deram um novo significado aos acontecimentos, mostrando orgulho da sua identidade, sua história, língua e cultura.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas, ainda, há muito o que conquistar. O Setembro azul vem para nos lembrar da luta para quebrar barreiras e buscar uma sociedade cada vez mais inclusiva para todos os surdos, respeitando também a diversidade que existe na surdez e que é expressa de múltiplas formas através dos surdos usuários de línguas de sinais, surdos oralizados e implantados.

Todos e todas podemos participar da luta da comunidade surda, conhecendo, apoiando e difundindo sua rica cultura. Celebre o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, Setembro Azul! Aproveite e aprenda e pratique bastante a linguagem Internacional de sinais (Alfabeto surdo mudo e libras) para se comunicar com pessoas surdas e mudas:

Setembro é também o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, Setembro é também o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, Goeie Life

Datas Especiais do Setembro Azul

Não deixe de conferir abaixo as datas importantes, que nesse mês, retratam alguns momentos da história de resistência da comunidade surda:

De 6 a 11 de setembro: lembram o Congresso de Milão de 1880 conferência internacional sobre educação das pessoas surdas com maioria ouvinte. Foi defendida a superioridade da língua falada e proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.

Dia 23 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais – data criada pela ONU em comemoração criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países e que luta pelos direitos dos surdos

Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo. Dia de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil, em 1857. Nessa data são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania

Dia 30 de setembro: celebra o Dia do Tradutor Interprete – Dia dos tradutores interpretes de línguas orais e de sinais. A comunidade surda tem conquistado seu espaço na sociedade e participa nos mais diversos setores.

Diante disso, surdo usuário da língua de sinais, se depara com a dificuldade de comunicação com quem não sabe língua de sinais e assim, ambos precisam da mediação do tradutor intérprete.

O dia não é comemorado e importante somente para os profissionais da área. Ele abrange os surdos, as famílias, instituições, empresas e a sociedade em geral.

Fonte: IFNMG

Como ajudar uma pessoa com deficiência visual de forma correta e amigável


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: