10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Goeie Life

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) colabora com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Mundial para Saúde Mental (WFMH) para estabelecer e realizar no dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio.

No Brasil, para marcar o transcurso da data especial, foi criada a campanha Setembro Amarelo, tendo como inspiração o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Durante o mês da campanha de prevenção e alerta, lojas e locais públicos adotam iluminação e/ou decoração com a cor amarela, a exemplo do que foi feito no ano de criação do Setembro Amarelo, quando o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), receberam iluminação especial.

10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Goeie Life
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens.

De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.


10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Goeie Life

Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890, de um homem que emblematiza o desespero e a falta de esperança sentida na depressão.


Segundo dados de 2012, da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo – o que é que vale uma morte a cada 40 segundos.

Em 2012, o suicídio foi a segunda maior causa de morte entre 15 a 29 anos de idade. 75% dos suicídios ocorridos no mesmo ano foram em países de baixa e média renda também 2012 o suicídio foi responsável por 1,4% de todas as mortes no mundo tornaram-se a quinta causa de morte.

Estudos indicam que cada caso de suicídio tem que ser impacto na vida a gente pelo menos outras seis pessoas de forma direta sentimentos ambivalentes são comuns em relação ao ente querido que faleceu por suicídio como outro raiva e culpa.

E se incluirmos os familiares e pessoas próximas às vítimas, são milhões de pessoas afetadas por causas de suicídio a cada ano. Esse número passa ser ainda maior se considerarmos as tentativas sem sucesso: cerca de uma a cada três segundos.

Positivamente, a OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.

Porque a cor Amarelo

Setembro Amarelo é um movimento mundial que se iniciou em 1994, após o suicídio do jovem norte-americano Mike Emme, de 17 anos. Mike Emme tirou a própria vida dirigindo seu carro Mustang 68, restaurado e pintado na cor amarelo pelo próprio Mike.

No funeral do jovem Emme, seus amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora. Os pais de Mike, Dale e Darlene Emme, e os amigos iniciaram a campanha de prevenção do suicídio “fita amarela” (“yellow ribbon”, em inglês).

10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Goeie Life

Como participar do Setembro Amarelo

Todas as pessoas, empresas e instituições podem aderir à campanha Setembro Amarelo, com algumas medidas simples durante este mês, dentre as quais sugerimos:

  • Colocação em sua fachada do laço amarelo, símbolo das campanhas de prevenção, e/ou iluminação do prédio com a cor amarela.
  • Fixação de cartazes da campanha “Falando Abertamente” em locais de circulação do prédio (material disponível aqui).
  • Divulgação do banner da campanha em site institucional, incluindo link para o site do Setembro Amarelo.
  • Divulgação da campanha em redes sociais ou páginas pessoais; e. Distribuição da cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, elaborada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, disponível aqui (como opção, pode ser acompanhada de fita amarela para a roupa ou pulso, estimulando a adesão à campanha).
  • Confecção e distribuição de faixas, camisetas, marcadores de página, folders, adesivo, etc (disponível aqui).

Para saber mais, visite o site:

campanha Setembro Amarelo

Precisa de ajuda?

Centro de Valorização da Vida
Horário: 24 horas, 7 dias por semana
Ligue: 188
Visite: www.cvv.org.br


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: