Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência

Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, Goeie Life


Essa data comemorativa foi instituída, no Brasil, pela Lei nº 11.133, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do direito de integração da pessoa com deficiência na sociedade, de forma igualitária e sem preconceitos de nenhuma ordem.

E as pessoas com deficiência bem sabem como, muitas vezes, é complicado ter que conviver com a “deficiência” humanística causada pela ignorância e a intolerância dos que se imaginam “Livres dessas coisas”, considerando-se 100% típicos (sem qualquer grau de neurodiversidade!). Elas fazem discursos completos e frios de que “isso de TEA, isso de TDAH etc etc” é coisa de “criança mal educada” “falta de uma boas palmadas” ou de “gente crescida com frescura”. Se for cadeirante ou portador/a de alguma outra diversidade funcional, aí, rotulam de preguiçosos/as ou bancando o/a coitadinho/a”.

Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, Goeie Life

Pensar um mundo plural e diverso, em que todos e todas tem direitos como cada um quer sempre para si e os seus, não é uma tarefa fácil, enquanto a regra for do (aparentemente) mais forte!

O dia 21 de setembro também chama nossa atenção para a importância da melhoria das oportunidades e meios de inclusão. A acessibilidade ainda é um caso grave nas cidades. Os coletivos públicos estão cada vez mais estreitos, com seus bancos tão apertados, que é impossível para pessoas obesas se sentarem ali e não se sentirem incomodados por “estar incomodando” a outra pessoa apertada na janela.

Você já tentou, mesmo por um momento, fazer o malabarismo que tem que fazer as pessoas canhotas num mundo destro? E se for também autista? É desesperador, por exemplo, abrir um produto enlatado totalmente desenhados para os “perfeitos”, acredite!

Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, Dia 21 é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência, Goeie Life

Não deixe de conferir o polêmico artigo 12 Verdadeiros pesadelos que os canhotos têm de enfrentar do site Incrivel.club. Prepare-se para descobrir os desafios e dificuldades enfrentados diariamente pelos canhotos. Abrace a controvérsia e embarque nessa leitura intrigante!

E lugares de difícil acesso para pessoas com deficiência são incontáveis! As calçadas surgem, no caminho dessas pessoas, como perigosos desafios reais, de tanta irregularidade, obstáculos e má administração do espaço!

E, como o assunto não se esgota por aqui, damos um stop para tocar levemente no problema que é para as pessoas com deficiências invisíveis que se vêm obrigada a ter que ficar provando sua condição de nuerodivergente, para usfruir seus direitos sociais. No início de setembro, vimos o caso do O secretário-geral da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Advogado Saulo Cerqueira, foi vítima de capacitismo em um comércio na zona Leste de Teresina.

O Advogado, que é uma pessoa com deficiência oculta, foi impedido de usar a vaga destinada às pessoas com deficiência por outro cliente do estabelecimento, mesmo tendo o documento necessário para fazer uso da vaga.

“Fui alvo de constrangimento e violência verbal. O autor do ataque gritava que somente quem estava em cadeira de rodas poderia utilizar a vaga, desqualificando a condição de deficiência oculta com restrição médica na CNH, comprovada em perícia médica oficial do Detran”, justificou o Advogado, em publicação no site oficial da OAB-PI.

Verdade é que arranca suspiro a defiência dos incautos! Esquecem-se, ao que parece, que também têm um cerebro que bem poderiam usar e sair do loop da intolerância e ignorância!

Leia também:


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Sobre o(a) autor(a)

Psicoterapeuta, comunicadora e produtora de conteúdo para redes sociais, autodescoberta em TEA, abraçou a terapia pela palavra para somar psicanálise clínica e comunicação à missão de facilitar processos de autoconhecimento, autodescoberta e autocuidado, que resultam em formas mais saudáveis de tornarem a vida mais plena e significante.

error: