“Feliz Dia de los Padres”, América Latina!

“Feliz Dia de los Padres”, América Latina!, “Feliz Dia de los Padres”,  América Latina!, Goeie Life

Dizem que o Dia dos Pais teve origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou na argila o primeiro cartão que expressa desejo de sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos tempos modernos, a homenagem ressurgiu na meca do capitalismo, em torno de 1909. Uma jovem norte-americana, Sonora Louise Smart Dodd, inspirou a criação do Dia do Pai, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, John Bruce Dodd, um veterano da Guerra Civil que acabou tendo que criar seis filhos sozinho, depois que sua mulher morreu no parto do caçula. O interesse pela data cresceu de cidade em cidade até tornar-se uma festa nacional.

Em 1966, o presidente Lyndon Johnson decretou o terceiro domingo de junho como oficialmente o dia nacional dos Pais nos Estados Unidos. Boa parte do mundo seguem o modelo Tio Sam. Além da Argentina, estão o Chile, o México, o Peru e a Venezuela.

“Feliz Dia de los Padres”, América Latina!, “Feliz Dia de los Padres”,  América Latina!, Goeie Life

Na América latina, o Brasil é praticamente o único a festejar a data em agosto. A comemoração teria surgido em 1953 pelas mãos do publicitário Sylvio Bhering, um ex-diretor comercial do jornal O Globo e da Rádio Globo.

A homenagem foi feita em 14 de agosto, dia de São Joaquim, considerado patriarca da família Bhering. Apesar da escolha da data devido a proximidade do festejo, persiste a dúvida de que a escolha brasileira tenha sido motivada puramente por fins comerciais, uma vez agosto era um mês fraco para os lojistas.

Vamos a obviedade da conclusão: menos importante os motivos ou as datas, vale mesmo é festejar sempre! Desejamos “Feliz Dia de los Padres” a todos os pais da América Latina!

“Feliz Dia de los Padres”, América Latina!, “Feliz Dia de los Padres”,  América Latina!, Goeie Life

Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: