Martin Luther King: líderança pela Não-Violência

Martin Luther King: líderança pela Não-Violência, Martin Luther King: líderança pela Não-Violência, Goeie Life

Neste dia 15 de janeiro, o mundo lembra o activista político norte-americano, Martin Luther King Jr., que nasceu no ano de 1929, em Atlanta, Geórgia e foi assassinado em 4 de Abril de 1968, Memphis, Tennessee (EUA).

Luther King foi um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo.

Foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso e recordado é “Eu Tenho Um Sonho”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=k5gtz4Nugpo&hl=pt_BR&fs=1&rel=0&color1=0xe1600f&color2=0xfebd01&border=1]

Existem diversos escritos e discursos de Martin Luther King, fruto da sua longa experiência como pregador. A sua Carta da Prisão de Birmingham, escrita em 1963, é uma descrição apaixonada da sua cruzada pela justiça.

Uma das suas mais famosas frases ganha actualidade a cada dia:

“Não me surpreendo com o grito dos maus, mas sim com o silêncio dos bons”.

(Luther King)

Numa sociedade que prima pela omissão frente aos grandes desafios morais que se lhe impõem, o pregador norte-americano continua a ser um exemplo de vigor e coragem.

Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King – sempre na terceira segunda-feira do mês de Janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

“Eu tenho o sonho de ver um dia os meus quatro filhos a viver numa nação em que não sejam julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo seu carácter”.

“Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a rectidão como um rio caudaloso.”

“As pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre.”

(Luther King)

Além de todos esses motivos pelos quais valem lembrar o maior dos líderes da integração racial norte-americana,  o mais lindo que fica na memória é a sua atitude de amor, no mais genuino exemplo de liderança, quando fala a uma multidão que volte para casa e que não perca – nunca – a esperança.

Que o mundo tenha muitos mais líderes como Luther King, que tenham a capacidade da liderança em si, a capacidade de fazer com que milhões os sigam, mais também que tenham esse dom impar da liderança pela paz, pelo amor, pela não-violência!

Martin Luther King: líderança pela Não-Violência, Martin Luther King: líderança pela Não-Violência, Goeie Life
“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.” [M. Luther King]

Clique e veja mais Cards de frases e pensamentos como este


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: