Como Praticar Yoga do Riso

Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso
Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso

Não ria dos outros, ria com eles.

Todo mundo quer saúde e felicidade e, no entanto, tudo que fazemos é ficarmos estressados, deprimidos, dormindo menos, com mais pensamentos negativos e com profundo sentindo de isolamento.  Mas, se você quer seguir em frente e trazer mais risadas e alegria à sua vida, a Yoga do Riso pode ser uma boa alternativa.

A Laughter Yoga University define o Yoga do Riso como uma ideia revolucionária – simples e profunda. Uma rotina de exercícios que está varrendo o mundo e é um treino completo de bem-estar. Desenvolvido por um médico indiano, Dr. Madan Kataria, a prática já se espalhou por mais de 100 países.

Os benefícios reais dessa revolução são inúmeros (cliquei aqui para conferir alguns). O Yoga do Riso vem sendo aplicado como auxiliar em tratamentos de depressão e mesmo de câncer. Pesquisas clínicas realizadas em Bangalore, na Índia, e nos Estados Unidos provaram que o riso diminui o nível de hormônios do estresse (epinefrina, cortisol etc.) no sangue.

Então, por que não experimentar agora mesmo essa terapia feita através de exercícios aeróbicos contagiosos, que ajudam a parar de levar as coisas a sério demais e se concentrar no lado divertido da vida?

9 Exercícios de Yoga do Riso

Preparando

O conceito do Yoga do Riso é baseado em um fato científico de que o corpo não pode diferenciar entre risos falsos e reais. Obtém-se os mesmos benefícios fisiológicos e psicológicos. Conheça abaixo os exercícios básicos que compõem cada classe ou sessão da terapia. Pratique os exercícios sempre que puder. Solte a voz e o corpo. Relaxe e seja feliz!

Leia e Aprenda algo sobre a terapia. Não é preciso se tornar um expert, apenas conhecer mais para entender.

Yoga do riso pode ser praticado por qualquer pessoa, mas é especialmente benéfica para aquelas que estão sob muita pressão, estressadas ​​ou indispostas.

Praticando

1. Comece sua sessão de yoga do riso, dando-se boas vindas! Olhe-se em um espelho e dê boas-vindas para você mesmo. Dê-se um sorriso. Você sempre encontrará um motivo para rir quando olhar para o espelho. Mas, se o riso ainda não sair naturalmente, pronuncie “ha ha!”, Ho ho!” de várias maneiras, sempre se olhando no espelho.

Dê início aos demais exercícios, sem se preocupar ou se cobrar nada. Apenas treine!

2. Posicione-se em pé, relaxadamente, posicione as mãos na frente do chacra do coração (peito), bata palmas duas vezes, pronunciando “Ho, ho!”, em seguida leve as mãos para sua direita, pronunciando “Ha, ha, ha!”, volte para o peito, bata palmas duas vezes novamente, pronunciando “Ho, ho!” e depois para esquerda, pronunciando “Ha, ha, ha!” . Repita a sequência e termine abrindo as mãos no alto, pronunciando “Eiêeee!” .

Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso
Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso
  • Uma variação do exercício, você pode alternar as palmas entre o seu abdômen e seu peito e grite: “Ho ho, ha ha!”, “Ho ho, “ha, ha!”

Permita-se começar a rir. Neste momento você poderá estar tenso ou constrangido (mesmo praticando sozinho em casa), mas tenha em mente que para seu corpo, não importa se seu riso é natural ou não. Você está sorrindo e pronto!

3. Faça suave balanceio com o corpo e os braços para um lado, de baixo para cima, pronunciando “Eiêeee…!” (de modo arrastado) quando os braços estiverem para baixo e “Ha Ha Ha Ha!” (como risada) com os braços para o alto. Repita o ciclo do outro lado.

Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso
Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso

4. Tente rir, diante do espelho, ou para outra pessoa. Rir por rir, sem motivo ou piada. “Ha, ha, ha!” , “Ha, ha, ha!” Pergunte-se, silenciosamente: “Estou rindo de quê?” “Ha, ha, ha!” Não perca a graça, sustente o riso, aumente a risada se preciso. Com a prática, cada vez mais o riso vai sair fácil e natural.

Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso

5. Siga com a risada do argumento (interrogação). Pratique o gesto com o dedo em riste, da mesma forma que se faz quando se está questionando ou ameaçando, com o dedo balançando na frente de outra pessoa. Substitua as expressões de raiva e desafio por risadas alegres! “Ha ha ha ha ha ha!”

Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso

6. Faça esse exercício com as mãos levantadas na altura do peito, estire os braços pra frente e pronuncie “Ho ho!” e depois voltadas para baixo, abaixando-se um pouco também, como se estivesse eternando a energia, pronuncie “Ha ha!’ Repita, suavemente, mas com um ritmo cadenciado, como se estivesse dançando. Mova-se no ambiente, repetindo o exercício, não esqueça de sorrir. Use música de acompanhamento, se desejar.

Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso
Como Praticar Yoga do Riso, Como Praticar Yoga do Riso

7. Se concentre nos seus pés e bata com eles no chão, várias vezes, pronunciando “Ha ha ha”, “Ho ho ho”. Repita. Mova-se, batendo os pés e repetindo as risadas.

8. Agora, é hora de repetir o exercício 01, olhe-se novamente no espelho e dê uma saudação a você mesmo. Provavelmente você vai achar que já está bem melhor, de quando começou. E, sim, estará. Pelo menos, menos tenso e mais relaxado sim! com a continuidade, seu corpo usufruirá de todos os benefícios do yoga do riso.

9. Finalize sua pequena sessão de yoga do riso entoando o mantra “Om” (Aum) durante um minuto, pelo menos. Se desejar, mantenha o Om até que esteja calmo. Cante com a sua própria melodia.

O Om é o som do universo, símbolo da energia vital positiva e quando entoado, leva equilíbrio para o interior da pessoa.

Então, siga com a sua vida com uma atitude positiva.

E, por falar em atitude, prefira fazer piadas ou gracejos sobre si mesmo; nunca humilhe ou constranja outra pessoa, para fazer graça! Esse sim, não será um riso do bem”

Edição e Produção: Mariah May

*Imagens extraídas do canal Dr. Madan Kataria, no Youtube.


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: