Leia isso se você acredita que tem depressão ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno

Leia isso se você acredita que tem depressão ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, Leia isso se você acredita que tem depressão ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, Goeie Life

A depressão não é um sinal de fraqueza, nem deve ser encarada com desprezo ou descaso. A depressão pode afetar qualquer pessoa. Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, saber mais sobre o assunto e procure ajuda.

Depressão: o que você precisa saber

O que é a depressão?

A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.

Além disso, pessoas com depressão normalmente apresentam vários dos seguintes sintomas: perda de energia; mudanças no apetite; aumento ou redução do sono; ansiedade; perda de concentração; indecisão; inquietude; sensação de que não valem nada, culpa ou desesperança; e pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmas.

A depressão pode afetar qualquer pessoa.
Não é um sinal de fraqueza.
Trata-se de um transtorno tratável por meio de psicoterapia, medicamentos antidepressivos ou uma combinação de ambos.

O que você pode fazer se acreditar que está deprimido:

Leia isso se você acredita que tem depressão ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, Leia isso se você acredita que tem depressão ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, Goeie Life
  • Converse sobre os seus sentimentos com uma pessoa de confiança. A maior parte das pessoas se sente melhor depois de conversar com alguém que se preocupa consigo.
  • Busque ajuda especializada. Um profissional de saúde ou médico local é um bom começo.
  • Lembre-se que, se receber cuidados adequados, você poderá melhorar.
  • Continue a realizar as atividades das quais você gostava quando estava bem.
  • Preserve as suas relações pessoais. Continue em contato com sua família e amigos.
  • Faça exercício regularmente, mesmo que seja apenas uma caminhada curta.
  • Procure comer e dormir regularmente.
  • Aceite o fato de que você talvez tenha depressão e ajuste as suas expectativas. Você talvez não consiga realizar tanto quanto realizava anteriormente.
  • Evite ou limite o consumo de álcool e abstenha-se de drogas ilícitas, pois podem piorar a depressão.
  • Se tiver pensamentos suicidas, contate alguém imediatamente e peça ajuda.
  • Lembre-se: a depressão tem tratamento. Se você acreditar que tem depressão, busque ajuda. Se estiver sem coragem, peça para que alguém acompanhar você até a consulta.

Alguns endereços para encontrar ajuda:

Grupo de Apoio Mútuo – GAM/ABRATA

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. Encontre diversos grupos para pessoas com depressão e bipolaridade, e para familiares.

Site: www.abrata.org.br
ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 3256-4831 – De 2ª a 6ª feira – das 13h às 17h

Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão e Ansiedade (GAP) (Niterói …

Niterói, RJ. Orienta às pessoas que têm Depressão e Ansiedade, bem como suas famílias e amigos, sobre como enfrentar estas doenças emocionais.

Internet: https://www.meetup.com

Neuróticos Anônimos

Neuróticos Anônimos é uma Irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências, fortaleza e esperança para resolverem seus problemas emocionais comuns e dessa forma se reabilitarem da doença mental e emocional. Em quase todo o País.

Site: https://neuroticosanonimos.org.br

Unidades de Saúde Básica (UBS) de sua cidade/bairro – para buscar tratamento de casos de depressão leve. Em todo o país.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) / Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – tratamento de depressão moderada ou grave. Em todo o país.

Terapia de grupo – Mundo dos Psicólogos

Em quase todo País. Busque no site por profissionais em sua cidade.
https://br.mundopsicologos.com

CVV | Centro de Valorização da Vida

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Horário: 24 horas, 7 dias por semana. Em todo o país.

Ligar: 188

Site: www.cvv.org.br

Fonte: OPAS/OMS Brasil


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: