Antes que maio acabe…

trabalho escravo, Antes que maio acabe…

trabalho escravo, Antes que maio acabe…Sempre se diz que maio é o mês das flores, das noivas, das mães e do fim (oficial, pelo menos!) da escravidão negra no nosso país. Então, sempre se tem que comemorar e vigiar!

Vamos comemorar sim que o nosso Brasil conseguiu resgatar mais de 2 mil pessoas do trabalho análogo à escravidão!

Balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostra que em 2013, 2.063 trabalhadores foram resgatados de uma situação análoga a  escravidão. Foram feitas 179 operações em todo o país. Do total de resgatados, 1.068 estavam trabalhando na zona urbana. Pela primeira vez os regates na zona urbana superaram os da zona rural.

Minas Gerais seguido de São Paulo foram os estados com maior número de trabalhadores resgatados, respectivamente 446 e 419. Segundo o MTE, a construção civil, a agricultura e a pecuária foram as áreas com maior incidência de resgates. (fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-05/mais-de-2-mil-trabalhadores-foram-tirados-de-trabalho-analogo-escravo-em-2013)

E vamos seguir lutando contra essa vergonha humana – do humano (mais forte) que explora e violenta outro humano (mais frágil e indefeso)!

Se você quiser uma boa dica do que pode fazer agora mesmo para ajudar a acabar com essa perversa prática comece por não comprar em lojas como a Zara, vergonhosamente fragada praticidando a “escradidão trabalhista”!  (Justiça de São Paulo nega recurso da Zara em caso de trabalho escravo). Igualmente, pode dispensar passeios turísticos em empresas como o navio de cruzeiro MSC Magnífica, no Porto de Salvador (BA). Segundo o Ministério do Trabalho e a Associação de Vítimas do Trabalho em Navios de Cruzeiro, as denúncias ali são referentes ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas e exploração predatória do trabalho dos brasileiros a bordo de cruzeiros marítimos (cerca de 200 dias sem nenhum dia inteiro de folga!!).

Crédito da imagem: (charge do blogdo Pedlowski (http://pedlowski.blogspot.com.br)


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Sobre o(a) autor(a)

Psicoterapeuta, comunicadora e produtora de conteúdo para redes sociais, autodescoberta em TEA, abraçou a terapia pela palavra para somar psicanálise clínica e comunicação à missão de facilitar processos de autoconhecimento, autodescoberta e autocuidado, que resultam em formas mais saudáveis de tornarem a vida mais plena e significante.

error: