Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir

Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life

A história do pijama que não era roupa de dormir e já foi considerado como “vestimentas de magnata”

O pijama é uma peça de vestuário que traz conforto e praticidade para aqueles momentos em que estamos em casa e também para as horas de sono. Muito utilizado por pessoas que preferem não dormir sem roupas ou apenas com a roupa de baixo, o pijama é essencial para garantir uma noite tranquila e agradável.

👖 A palavra pijama vem do hindu peajama, que se originou do persa پايجامه. Significa “roupa para as pernas”.

Os pijamas eram calças com cordão na cintura usadas por homens e mulheres da Índia e de outros países do sul da Ásia como roupas do dia a dia, em torno dos anos 1600. A vestimenta social foi apresentada aos indianos pelos Mughals, Índia.

O paijama (pijama) era onipresente na era Mughal, sendo usado junto com peças de vestuário superiores, como peshwaz, kurta, jama, chapkan ou angrakha.

Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
O deus hindu lord radha krishna e seu belo paejama amarelo

Durante o Século 17, a palavra pijama (pyjama) foi usada como palavra inglesa para designar “uma peça de roupa que lembrava calças indianas”.

Até o final do século anterior, as pessoas de classe alta europeia utilizavam várias roupas durante o dia. Não existia ainda a ideia de separar roupas para sair e roupas para ficar em casa.

Mais tarde, quando os ingleses governaram a Índia, começaram a usar o pijama como traje casual para o dia.

De popular roupa de lazer ao aconchego do dormitório

O uso mundial de pijamas é, na verdade, resultado direto da presença britânica na Índia nos séculos XVIII e XIX e da influência imperial no Ocidente naquela época, de acordo com o site da grife Dolce Gabbana. Os europeus adotaram as roupas confortáveis ​​da Índia, onde homens e mulheres muçulmanos as usavam como parte de sua vestimenta diária.

Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life

Em 1600, os pijamas foram apresentados pela primeira vez aos comerciantes e colonizadores europeus e se tornaram um grande sucesso no ocidente, sendo considerados “calças de magnata”.

Os cavalheiros ingleses tornaram-nos itens de moda populares. Como os ingleses adotaram gradualmente o pijama como roupa casual nos anos 1800, o traje começou a ganhar muita popularidade em Londres, principalmente devido ao seu conforto absoluto. Restou aos comerciantes colocaram a roupa no mercado como a última moda!

Por volta de 1870, tornou-se roupa de lazer popular para homens e, no início de 1900, o pijama já era um conjunto de calças e camisas, ou jaquetas smoking, usado ​​em casa como roupas de luxo e confortáveis para relaxar, até o início do Século 20.

Nessa época, já se usava as camisolas de dormir, que eram camisas alongadas, indo do pescoço aos pés, com mangas compridas. Com o tempo, os homens começaram a dividir suas camisolas em duas partes: camisa na parte de cima e uma calça larga na parte de baixo.

Também nessa época, surge o negliée, uma espécie de camisola/ de dormir exclusiva para as mulheres, feita com tecidos mais sofisticados, como a seda, muito feminina, com enfeites de rendas, laços e transparências. Inspiradas no estilo dos elegantes vestidos femininos da época, eram roupas para relaxar em casa e ser usada à noite.

Negliée, quimonos e coolie coats (casacos)

Muitos pijamas e camisolas eram vendidos com o Coolie Coats (casacos combinando) ou roupões curtos de estilo chinês, com grandes mangas de quimono. Eles eram uma peça de roupa multiuso, podendo ser usados desde a praia como em casa, como parte de um conjunto de anfitriã. Cores, padrões e acabamentos chineses (golas mandarim, lapelas de xale, bolsos grandes, punhos contrastantes), bem como estampas e designs indianos, egípcios, japoneses e Art Déco chegaram aos casacos coolie.

Um roupão era usado sobre a roupa de dormir ou a camisola. No quarto, um roupão de meio comprimento chamado de penhoar era um item de luxo que as mulheres usavam enquanto estavam sentadas em sua penteadeira. Eles eram feitos de crepe de chine ou cetim e enfeitados com renda.

Entre altos e baixos, o percurso do pijama no ocidente teve seus momentos marcantes, destacando-se dentre eles, o dia em que a atriz Bette Davis (ver na galeria) usou a camisa branca do pijama do seu namorado como camisola, no filme Velho Conhecido (Old Acquaintance, 1943).

A cena causou furor no cinema e uma revolução na moda, levando a marca I. Magnin a vender freneticamente roupas de dormir masculinas, na manhã seguinte à estreia do filme, e tudo isso para mulheres jovens.

Atualmente, as roupas de dormir são peças de vestuário padrão e categorizados, dada a divisão significativa entre a vida pública e a privada.

Muitas texturas, estampas e pijamas macacões

Após a sua adaptação ao ocidente, os pijamas passaram a ser constituídos por um conjunto de duas peças de roupas: uma blusa de manga curta ou comprida e uma calça ou short/bermuda, combinando entre si. Essa combinação permite que cada pessoa escolha o tipo de pijama que mais lhe agrada, levando em consideração seu próprio estilo e preferências pessoais.

Além disso, os pijamas podem ser confeccionados em diferentes materiais, como algodão, flanela, seda ou malha, proporcionando opções para todas as estações do ano.

Tão versáteis que são, também existem pijamas de uma única peça, conhecidos como macacões de dormir ou “onesies” e também “jumpsuit”. Esses pijamas de uma peça só conferem aconchego, proteção e conforto.

O primeiro pijama macacão surgiu em 1923 e recebeu o nome de Billie Burke, em homenagem à estrela de Ziegfeld Follies Billie Burke. Era uma peça única, um inusitado design para a década de 1920 e perdura até os dias atuais.

A nova peça de roupa de dormir feminina (imagem acima, à esquerda) tinha os tornozelos e punhos franzidos com elástico ou laço e a frente era abotoada do pescoço à virilha ou fecho de sapo, num estilo asiático. A virilha aberta e o assento rebatível os tornavam mais práticos do que os modelos atuais.

Os pijamas macacões possuem uma ampla variedade de estampas e desenhos, permitindo que cada pessoa escolha um modelo que reflita sua personalidade e gostos individuais. Independente do modelo escolhido, o pijama desencadeia uma sensação de relaxamento e tranquilidade, preparando-nos para uma boa noite de sono!

O lado salutar do pijama em nossas vidas

Vestir um pijama antes de ir para a cama também faz parte de uma rotina saudável de higiene e autocuidado. Ao trocar aquela roupa com a qual estivemos lá fora, em contato com uma infinidade de germes, vírus, e colocar o pijama, estamos enviando um sinal para o nosso cérebro de que é hora de relaxar e se preparar para dormir, contribuindo assim para uma melhor qualidade do sono.

Outro ponto importante é que o pijama pode ser uma opção divertida e cheia de estilo, servindo para elevar a autoestima, não é mesmo? Com uma ampla variedade de cores, estampas e modelos disponíveis, é possível encontrar um pijama que combine com o nosso gosto pessoal e até mesmo expressar nosso modo de ser.

Desde pijamas com estampas de personagens de desenhos animados e super-herois até pijamas mais sofisticados e elegantes, a variedade de opções é imensa, permitindo que cada pessoa encontre o pijama perfeito para si.

É por isso que o pijama vai muito além de ser uma simples peça de roupa para dormir. Ele se torna um reflexo da nossa personalidade, um convite para o conforto e para o momento de relaxamento ao fim de um dia agitado.

Vestir o pijama ou a camisola não é apenas uma ação cotidiana, mas também uma forma de cuidar de si e aproveitar ao máximo os momentos de descanso e bem-estar.

Assim sendo, que tal um passeio iconográfico pela história do pijama e da camisola no século passado?

Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
Assim, iam os homens para o leito de descanso antigamente…

Um passeio vintage no glamouroso passado da roupa de dormir

Vamos voltar no tempo e explorar o percurso na história dessas tão interessantes peças dos vestuários masculino, feminino e infantil, das décadas de 1920 e 1990. Pijamas masculinos hiper elegantes, camisolas femininas aconchegantes em tecido esvoaçantes a glamourosos, babydolls, macacões e roupões de cetim e charmeuse de seda. Vamos conferir como essas peças do vestuário abandonaram a simplicidade do designer para o glamour total.

Selecionamos alguns modelitos da moda de roupas de dormir das dez décadas do Século 20 para apreciamos a rica história dessas peças, através de seus designs icônicos (ver galeria no final). Aos que forem dados/as às habilidades de desenho e costura, pode ser uma boa oportunidade para se inspirar e criar seu novo pijama ou camisola! Se fizer, manda a selfie pra gente, viu!

Camisolas e Pijamas nos Anos 10

Ainda no embalo do século anterior, as camisolas de dormir das mulheres da primeira década do Sec. 20 eram muito no estilo princesa, com mangas compridas. As vestimentas eram feitas de algodão, linho, nainsook, cambraia, flanela ou seda e iam até os tornozelos, com um corte largo, distante do corpo.

O pescoço alto vitoriano das camisolas seguia bem bordado, enfeitado com rendas e embelezado com fitas, laços, tranças e babados, como na era vitoriana.

Camisolas e pijamas nos Anos 20

As camisolas do início da década de 1920 eram pulôveres longos até os tornozelos, com lindos decotes quadrados ou com decote em V, descorado com renda e fitas. Eram confeccionadas com o mesmo tecido de algodão branco usado nas camisolas de décadas passadas.

Sem mangas no verão e mangas compridas no inverno, os modelos começam a abandonar babados excessivos e até cós e punhos nas mangas (na maioria). Mas, no geral, o visual mudou pouco desde a era vitoriana, exceto por um acabamento um pouco menos exigente. ‘Mínimo’ era a direção que a roupa de dormir estava tomando.

A década de 20 trouxe a novidade do pijama feminino, uma grande oportunidade para as mulheres de usar calças!

Camisolas e pijamas nos Anos 30

A forte turbulência econômica causada pela Grande Depressão acabou por ofuscar o mundo da moda na década de 1930. Contudo, essa é uma década em que se considere marcante para o fortalecimento da feminilidade e elegância nas mulheres.

Nos anos 30, o pijama tornou-se uma peça de roupa bastante procurada por mulheres, de todas as esferas da vida, e qualquer pessoa que quisesse estar na moda, tinha o seu!

Camisolas e pijamas nos Anos 40

A moda passou por mudanças profundas na década de 1940, marcada pela Segunda Guerra Mundial.
Para as mulheres, o clássico vestido camisa, calças largas, sapatos de cunha e estilos pin up criaram raízes.
Já os homens, mesmo na crise, não se limitavam a vestir uma camiseta velha e uma cueca samba-canção para ir para a cama. Longos, camisolas ou pijamas ainda eram usados ​​​​durante os anos 40 também.

Para ambos, o indispensável roupão/robes. Feitos de flanela de algodão, flanela de lã, manta, gabardine, atoalhado e rayon, eles vinham em xadrez colorido, listras, brocado, jacquard e padrões chamativos, sempre em tons de joia de azul, marrom, verde ou vinho.

Camisolas e pijamas nos Anos 50

Dentre as novidades do mundo do vestuário de dormir da década de 50 está a chegada com força total do náilon. O tecido sintético aparece em pijamas, camisolas e roupas de lazer. O tecido tricot de náilon era usado para fazer camisolas com babados, meias-calças e camisolas de boneca.

Ainda assim, o rayon e cetim continuaram ricamente enfeitados com renda ou decorados com bordados compunham a maior parte das roupas de dormir dos anos 1950 no verão, enquanto algodão pesado e flanela quente eram usados ​​na maioria das roupas de dormir de inverno.

Camisolas e pijamas nos Anos 60

A metade dos anos 60 introduziu o estilo Mod com minivestidos e saias curtas em cores brilhantes e acabamento em bloco de cores branco. O visual Mod transformou as mulheres em “menininhas e bonecas”.

As roupas masculinas da década de 1960 também mudaram da moda mais conservadora dos 50 para roupas muito mais simplificadas e descontraídas. O casual, a informalidade e atrevido estavam na moda.

O final da década de 1960 viu uma mudança ainda mais intensa para padrões mais coloridos e cores hippie em tons terrosos. Estampas psicodélicas, franjas e roupas largas na parte inferior (boca de sino para calças).

Pijamas e camisolas seguiram as tendências da moda social e apostaram em conforto com informalidade.

Camisolas e pijamas nos Anos 70

O pijama volta a recuperar seu status de peça do vestuário imprescindível e altamente cobiçado nos 70, mais uma vez, impulsionado por grandes nomes do designer no mundo da moda britânico, a exemplo do lendário Ozzie Clark – considerado o mestre das estampas, kaftans e pijamas.

Camisolas e pijamas nos Anos 80

A moda dos anos 80 leva aos pijamas e camisolas a um verdadeiro revival de outras épocas, como a própria era vitoriana, trazendo modelitos em algodão que voltam a se soltar do corpo, resgatam cumprimento máximos e detalhes em babados, laços e fitas, além dos estampados florais.

Dicotomicamente, remetem a uma inovação – o uso da vibe esportiva e do lúdico dos sonhos e da fantasia! Super-heróis, personagens de desenhos animados, números e desenhos remetem aos esportes aparecem aplicados nas roupas de dormir de homens e mulheres dos anos 80.

Tecidos sintéticos como o polyester e o nylon são também o forte da década, aparecendo em modelos de pijamas e camisolas de cortes na linha esportividade e ludicidade. Fica difícil saber se ele ou ela está indo para a quadra de esporte ou para o leito do sono!

Camisolas e pijamas nos Anos 90 pra frente

Pijamas e camisolas chegam ao fim do século consolidados em seus formatos, ao que parece. Nada, no aspecto “vestido longo” ou “curto” ou “conjunto de calças e camisa”, mudou até aqui.

Mas, não se pode negar uma mudança de atitude!

Desde o início dos anos 2000 e, principalmente na era do “Home Office” imposto pela Pandemia Covid-19, os pijamas voltaram a ser vistos em público.

Nos tempos Atuais, do culto ao conforto e ao exótico (com muitas pessoas fazendo a transição para trabalhar em casa durante a pandemia), os pijamas estão colocando seus audazes pezinhos pra fora do quarto e da sala de estar, como já acontece nos Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia Irlanda e Austrália.

Eles estão evoluíndo de roupas de dormir com as quais nunca se deveria ser visto fora de casa (alguém lembra do vexame de ser pego de surpresa em trajes de dormir por uma visita inesperada?), para roupas normais do dia a dia que pode ser usado no trabalho ou estudo remoto, na rua, no supermercado ou até mesmo em restaurantes casuais, em algumas partes do mundo.

Será que se aproxima o dia em que o pijama será a “norma” para qualquer ocasião não formal? Estaríamos à caminho da nova ordem das “calças de magnata”?

Linha do tempo da história do pijama e da camisola

  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life
  • Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Um passeio vintage no glamouroso passado do pijama e das camisolas de dormir, Goeie Life

Referências:
https://world.dolcegabbana.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/pajamas/
https://www.imdb.com/title/tt0036230/


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

error: