“A ação das essências florais eleva a vibração do ser… Elas curam inundando o corpo com as belas vibrações da natureza mais elevada — em cuja presença há a oportunidade para a doença derreter como a neve ao sol” 🌿Dr. Edward Bach
(Passe o mouse e clique na imagem interativa abaixo para saber mais sobre cada flor e folhas com as quais Dr. Bach criou o sistema de medicação natural de sua Terapia Floral.)
Ou vá direto para o artigo especial:
Você conhece todas as Essências Florais de Bach?
A Terapia Floral de Bach que servem para equilibrar o emocional
Florais de Bach é a Terapia Floral criada médico, bacteriologista e patologista, Dr. Edward Bach (1886-1936). São essências extraídas da natureza que o médico e homeopata identificou e adotou nos seus tratamentos para equilibrar as emoções e a realizar potencial de seus pacientes.
Na Terapia Floral de Bach, como na homeopatia, a “doença” é entendida como sendo o resultado de uma desarmonia muito mais profunda no Eu do paciente.
Sendo a mente como “parte” mais sensível do corpo, a desarmonia que leva à doença manifesta-se mais claramente na perspectiva mental do paciente. Consequentemente, na Terapia Floral de Bach, apenas a perspectiva mental do paciente é tomada como guia na seleção dos remédios.
Na verdade, a ideia de que a cura fundamental deve começar pela mente não é exclusiva do sistema desenvolvido pelo Dr. Bach. Ayurveda, Homeopatia Clássica e a antiga medicina chinesa enfatizam a importância de uma mente virtuosa e harmoniosa.
Na homeopatia clássica, entende-se que o sentido da cura é ‘de dentro para fora’ — começa no plano moral, depois cura-se a mente e depois o corpo físico. A medicina chinesa dá grande ênfase às virtudes e à boa conduta moral — vendo a doença como meramente corretiva, para nos apontar os erros que cometemos.
Foram criadas 38 essências florais, cada uma derivada de uma flor, planta ou árvore silvestre diferente, e cada uma correspondendo a uma emoção específica. Essas 38 essências foram, então, divididas em sete categorias (grupos), baseadas em emoções.
🌿GRUPOS EMOCIONAIS DE BACH
- Temer
- Incerteza
- Interesse insuficiente nas circunstâncias atuais
- Solidão
- Hipersensibilidade a influências e ideias
- Desânimo e desespero
- Cuidado excessivo com o bem-estar dos outros.
Os Remédios de Bach, às vezes, são classificados em três grupos — ‘Os Doze Curadores’, ‘Os Sete Ajudantes’ e ‘Os Segundos 19’. Os Doze Curadores ocupam um lugar especial entre os 38 remédios, pois cada um dos 12 remédios corresponde a um tipo específico de personalidade.
🌿LISTA DOS 12 CURADORES
Agrimony – Autoaceitação e paz interior
Centaury – Aprender a dizer “não”
Cerato – Mais confiança nas próprias decisões
Chicory – Amor e apegos excessivos
Clematis – Para quem vive fora da realidade
Gentian – Encorajamento para enfrentar contrariedades
Impatiens – Contra a impaciência e a irritabilidade
Mimulus – Timidez e medos da vida cotidiana
Rock Rose – Controlar o pânico e o terror
Sclerantus – Autoconhecimento e poder de decisão
Vervain – Obstinação com entusiasmo excessivo
Water Violet – Contra orgulho excessivo e desconexão
Os Florais de Bach são, portanto, preparos naturais à base de flores, folhas e árvores, que, não tendo efeitos colaterais, todos podem tomar florais, inclusive crianças, adultos, idosos, animais e plantas.
Esses medicamentos preparados com plantas podem ser tomados em conjunto com qualquer remédio, sem problema algum e podem contribuir muito para o tratamento que já esteja fazendo.
Os Florais ajudam às pessoas a reconhecerem suas falhas e conflitos emocionais e morais e o que pode fazer para melhorar isso, resgatando mais bem estar e qualidade de vida mental e consequentemente física.
Dr. Bach acreditava que o sistema completo, que captura o potencial positivo das plantas a partir das quais são criados, oferece uma abordagem holística para alcançar o equilíbrio emocional. O sistema é, portanto, projetado para as essências poderem ser adaptadas para atender às necessidades particulares de cada pessoa. Eles podem ser tomados individualmente ou em combinação.
Trate a Causa, não o Efeito
Descubra mais sobre Goeie Life
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.