​”Não seja vítima de sextortion!”: Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online

​"Não seja vítima de sextortion!": Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online, ​”Não seja vítima de sextortion!”: Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online

​"Não seja vítima de sextortion!": Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online, ​”Não seja vítima de sextortion!”: Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online“Nenhuma mulher atraente vai escrever para você. Eles só querem seu número de celular, e-mail e etc, para que você envie fotos e/ou vídeos, que serão usadas para extorquir dinheiro de você”, alerta o Ministério do Interior do Paraguai.

Após o aumento no Paraguai de casos de Sextortion (chantagem na Web através de fotos íntimas), o Ministério do Interior do vizinho país latino-americano emitiu um alerta contra ações maliciosas e pediu aos cidadãos que não revelassem informações privadas a estranhos nas redes sociais.

A extorsão, na modalidade sextortion, é um ato criminoso que ocorre quando uma pessoa inicia um diálogo por meio de redes sociais ou serviços de mensagens com outra pessoa, a quem convence a trocar fotos íntimas, e quando de posse das imagens, passa a chantagear, exigindo dinheiro em troca (da promessa) de não compartilhar as imagens obtidas na internet.

Mesmo naqueles casos em que a vítima se submeta e pague o preço exigido pelos bandidos na extorsão, ela não terá nenhuma garantia de que suas fotos sejam publicadas futuramente.

Cuidado com quem você interage nas redes sociais. Não revele informações privadas a estranhos. Não seja vítima de sextortion!

Vem do Paraguai o importante alerta para o aumento da chantagem sexual online. A diretora geral de segurança cibernética e proteção de informações do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraguai, Gabriela Ratti, observa que a América do Sul, incluindo o Paraguai, tem “alto nível de uso de redes sociais entre a população mais jovem”, o que “pode ser usado por pessoas sem escrúpulos para cometer atos criminosos, como sextortion“.

“A maior dificuldade é que as pessoas não sabem ao certo quem está por trás da tela. Pode ser uma pessoa ou mesmo um grupo e, depois que o conteúdo íntimo do telefone celular ou do computador sai, fica fora de controle, explica Ratti.

Para evitar sérias consequências, a diretora afirma que é necessário “conversar muito com os jovens sobre essas questões”, usando exemplos de outras pessoas que se encontravam nessa mesma situação, para entender que um indivíduo por trás da tela pode se machucar.

​"Não seja vítima de sextortion!": Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online, ​”Não seja vítima de sextortion!”: Paraguai alerta para o aumento da chantagem sexual online

Recentemente, no dia 20 de agosto, a Polícia paraguaia prendeu uma gangue em Assunção, que atuava buscando vítimas em potencial através das redes sociais e chantageava pessoas com fotografias íntimas.

Fique à vontade para deixar seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
× Como posso te ajudar?