Cristina Kirchner inaugurou Embaixada Argentina no Brasil

Pátio da Embaixada da Argentina em Brasília, no Brasil

A cerimônia solene de inauguração da sede diplomática marca a conclusão de um projeto que começou em 2004 e representa também mais uma conquista da relação bilateral profunda desenvolvida nos últimos anos e ainda na associação estratégica entre ambos os dois países.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro (MRE) enviou um breve relato da história da Embaixada Argentina.

“O primeiro representante argentino em território brasileiro foi Manuel de Sarratea, como um enviado das Províncias Unidas do Rio de la Plata. Ele chegou ao Rio de Janeiro, então capital da Corte Portuguesa na primeira década após 1810 “, diz o texto.

Durante grande parte do século XX, a Embaixada da Argentina no Brasil teve como sede o Palácio Guinle, no Rio de Janeiro, que era então a capital do País.

O texto explica que a Argentina já havia tido dois projetos arquitetônicos para construir a embaixada no Brasil (1970 e 1994), e que as obras nunca se concretizaram.

O ex-presidente argentino Nestor Kirchner lançou o projeto da embaixada em 2004. Apesar das relações estreitas entre ambos os países, a Argentina era um dos poucos países latino-americanos que não contava com uma embaixada própria no Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores explicou que o edifício “trata-se de um volume com dois níveis, em forma de L” e “circulação interna circunda um grande pátio.” O projeto, diz o relatório, “tem uma plataforma de acesso que inclui um espelho de água e uma grande coluna frontal como fachada externa; a área coberta é de 4.000 m2, totalizando um terreno de 25.000 m2.”

“A pedra fundamental desse novo projeto foi colocado em 7 de dezembro de 2007. O evento foi presidido pelo então vice-chanceler argentino Roberto García Moritán; o vice-chanceler do Brasil, Samuel Pinheiro Guimarães; o embaixador argentino no Brasil, Juan Pablo Lohlé, e o subsecretário de Coordenação e Cooperação Internacional, Rodolfo Ojea Quintana, “conclui o relato.

Na solenidade argentina em Brasília, estiveram presentes ainda a presidenta brasileira, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem Cristina citou como convidado muito especial, pela amizade que o ex-governante do Brasil tinha com o seu marido, Nestor  Kirchner, já falecido.

Fonte: Gobierno da Nacion
Tradução para português: Gorete Gonzaga

Fique à vontade para deixar seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
× Como posso te ajudar?