O que é Analfabetismo funcional?

Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional., O que é Analfabetismo funcional?

Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional.

No País onde o Governo anuncia corte de 5.613 bolsas de pós-graduação para este ano e planeja retirar as crianças das escolas, adotando o ensino domiciliar como método de educação oficial, o analfabetismo funcional consolida-se como perfil nacional. Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional.

De acordo com dados do IBOPE, em 2005, no Brasil, o analfabetismo funcional atingiu cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população brasileira não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas.

    Ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado, isto é, está no nível 3 de alfabetização funcional.

    O censo 2010 mostrou que um entre cinco pessoas (20,3%) são analfabetas funcionais. O problema maior está na região Nordeste, onde a taxa de analfabetismo funcional chega a 30,8%. Na região Sudeste, onde esse índice é menor, a taxa ainda supera os 15%.

    De acordo com o IBGE, a maioria dos analfabetos (92,6%) está concentrada no grupo com mais de 25 anos de idade. No Nordeste, a taxa de analfabetismo entre a população com 50 anos ou mais chega a 40,1%, enquanto que no Sul, esse número é de 12,2%. Os nordestinos têm as maiores taxas em todas as faixas de idade.

    Em 2012, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa divulgaram o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) entre estudantes universitários do Brasil e este chega a 38% – refletindo o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade durante a última década.

    Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional., O que é Analfabetismo funcional?

    Considera-se analfabetismo funcional a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas.

    Ou seja, analfabeta funcional é a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor de escolaridade inferior a quatro anos letivos.

    Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino, à falta de infraestrutura das instituições de ensino e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro.

    Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, a exemplo da Suécia, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia.

    Analfabetismo total
    O Brasil tem 11,3 milhões de analfabetos, uma taxa de 6,8% de pessoas acima dos 15 anos que não sabem ler ou escrever. O país reduziu o analfabetismo, mas não na velocidade esperada: ainda não alcançou a meta do Plano Nacional de Educação para 2015, que era baixar o índice para 6,5%, a fim de erradicar o analfabetismo até 2024.

    Fique à vontade para deixar seu comentário!

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    error:
    × Como posso te ajudar?