Setembro é também o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira

Comunicação Gestual. foto de Sarah Chai. Duas mulheres jovens sentadas num banco usando lingua de sinais

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul. A Campanha tem a finalidade de promover conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade e ainda de comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e décadas.

A razão da escolha da cor azul, símbolo do movimento, remete a um passado lamentável e opressor, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.

Depois da guerra, essa cor se tornou uma referência ao que foi enfrentado e os surdos deram um novo significado aos acontecimentos, mostrando orgulho da sua identidade, sua história, língua e cultura.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas, ainda, há muito o que conquistar. O Setembro azul vem para nos lembrar da luta para quebrar barreiras e buscar uma sociedade cada vez mais inclusiva para todos os surdos, respeitando também a diversidade que existe na surdez e que é expressa de múltiplas formas através dos surdos usuários de línguas de sinais, surdos oralizados e implantados.

Todos e todas podemos participar da luta da comunidade surda, conhecendo, apoiando e difundindo sua rica cultura. Celebre o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, Setembro Azul! Aproveite e aprenda e pratique bastante a linguagem Internacional de sinais (Alfabeto surdo mudo e libras) para se comunicar com pessoas surdas e mudas:

Alfabeto surdo mudo e libras

Datas Especiais do Setembro Azul

Não deixe de conferir abaixo as datas importantes, que nesse mês, retratam alguns momentos da história de resistência da comunidade surda:

De 6 a 11 de setembro: lembram o Congresso de Milão de 1880 conferência internacional sobre educação das pessoas surdas com maioria ouvinte. Foi defendida a superioridade da língua falada e proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.

Dia 23 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais – data criada pela ONU em comemoração criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países e que luta pelos direitos dos surdos

Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo. Dia de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil, em 1857. Nessa data são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania

Dia 30 de setembro: celebra o Dia do Tradutor Interprete – Dia dos tradutores interpretes de línguas orais e de sinais. A comunidade surda tem conquistado seu espaço na sociedade e participa nos mais diversos setores.

Diante disso, surdo usuário da língua de sinais, se depara com a dificuldade de comunicação com quem não sabe língua de sinais e assim, ambos precisam da mediação do tradutor intérprete.

O dia não é comemorado e importante somente para os profissionais da área. Ele abrange os surdos, as famílias, instituições, empresas e a sociedade em geral.

Fonte: IFNMG

Como ajudar uma pessoa com deficiência visual de forma correta e amigável


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Fique à vontade para deixar seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:

Descubra mais sobre Goeie Life

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading