Mais de 2.500 milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas, como banheiros ou latrinas. Isto leva a uma série de trágicas consequências para a saúde, dignidade e segurança das pessoas e do meio ambiente e para o desenvolvimento social e econômico.
Pela dimensão do problema, hoje é o Dia Mundial do Banheiro. Um dia para alertar ao mundo sobre a ameaça de violência sexual que mulheres e meninas sofrem por causa da falta de privacidade que elas enfrentam, e também para alerta ainda sobre as desigualdades no acesso ao saneamento.
Por estranho que possa parecer, os banheiros ainda não atendem às necessidades específicas de determinadas populações, como pessoas com deficiência, os idosos e as mulheres e meninas – que necessitam de instalações para atender a higiene durante a menstruação, por exemplo.
Sob o slogan “Dia Mundial do WC NãoPodemosEsperar“, o dia de hoje é a ocasião oportuna para chamar atençao para a ação e destacar a necessidade urgente de abandonar a prática de defecação a céu aberto, especialmente para as mulheres e meninas, particularmente vulneráveis.
É bom lembrar que saneamento é justo a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que menos avanços nos países membros da ONU. Por essa razao, foi lançada a campanha para quebrar o silêncio sobre defecação a céu aberto e incentivar o diálogo como parte de seu plano de ação para promover o saneamento.
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução “Saneamento para Todos”, em julho de 2013, estabelecendo o 19 de novembro Dia Mundial de Banheiros. O dia é organizado pela ONU-Água, em colaboração com os governos e as partes interessadas.
Texto original: http://www.un.org/es/events/toiletday/
Tradução e adaptação: Gorete Gonzaga
Descubra mais sobre Goeie Life
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.