Um dia depois do Natal, o governo argentino publicou no Diário Oficial uma resolução que estabelece a emissão de Notas do Tesouro de até 86 bilhões de pesos (2.262 milhões de dólares). Estes serão subscritos diretamente à Administração Nacional da Previdência Social (Anses), organismo descentralizado responsável pelo pagamento das aposentadorias, pensões e cessões.
![Aposentados protestam contra a Reforma da Previdência na Argentina, em 2017 (Agencia Reuters)](https://i0.wp.com/goeie.life/wp-content/uploads/2018/12/Aposentados-protestam-contra-a-Reforma-da-Previd%C3%AAncia-na-Argentina-20-de-dezembro-de-2017.jpg?resize=824%2C464)
Quer dizer, que o dinheiro dessa dependência será tomado para garantir fundos ao Executivo que os alocará, como informam diversos meios locais, para pagar serviços de dívida e para resolver despesas operacionais.
Esses títulos públicos têm uma data de emissão de 26 de dezembro de 2018 e expiram em um ano , dias depois de um novo governo assumir. Por sua vez, pagarão juros trimestrais equivalentes à média paga pelas Letras Capitalizáveis em Pesos (Lecap), que atualmente variam entre 40% e 52%.
As novas cartas serão intransferíveis, pelo que a Anses terá que mantê-las até expirarem. Além disso, eles não podem ser cotados nos mercados de ações locais e internacionais.
Fazendo o que criticava em campanha
Essa iniciativa gerou repercussões e críticas nas redes sociais, pois durante o ano a situação econômica dos aposentados deteriorou-se e, em vez de resolver essa situação, as autoridades decidiram desviar esses fundos e emitir mais dívida.
Conforme relatado pelo portal El Destape , todos destinados ao dinheiro da segurança social de pensões para abono de família universal, um aumento de 28,47% , de acordo ordenou a lei da reforma das pensões aprovado em Dezembro de 2017. No entanto, a inflação irá exceder ano – final de 45% , o que implica uma perda de poder de compra real de 17 pontos.
Da mesma forma, o presidente argentino, Mauricio Macri , criticou durante sua campanha eleitoral em 2015 que o dinheiro da Anses foi usado para outros gastos do estado, como o programa ‘Fútbol para Todos’ ou ‘Conexión Igualdad’.
Além disso, a resolução do governo faz parte do arcabouço do Orçamento de 2018 aprovado pelo Congresso argentino. Esta lei autoriza entidades públicas a realizar operações de crédito público por cerca de 220.000 milhões de peso
Descubra mais sobre Goeie Life
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.