E os piauienses ainda nem apreenderam sobre a importância de sua história!
Sorte que o original da Carta de Esperança Garcia está guardada e protegida em Portugal, como patrimônio histórico, estando apenas sua cópia no Arquivo Público do Piauí, onde foi descoberta pelo pesquisador e historiador baiano Luiz Mott.
O mesmo não se pode festejar da única estátua existente da importantíssima personagem da História do Piauí. A escultura de argila está nos jardins do Centro de Artesanato Mestre Dezinho, integrando a coleção criada pelo artista Charles do Delta, em homenagem aos grandes vultos piauienses, como Da Costa e Silva, Leonardo Castelo Branco, Mandu Ladino e Torquato Neto, dentre outros.
A escrava, em pleno Brasil escravocrata de 1770, tomou a caneta, escreveu e entregou ao governador da Província do Piauí uma carta denunciando maus-tratos contra elas e demais escravos na região.
“Esperança Garcia foi uma escrava moradora numa das dezenas de fazendas que com a expulsão dos Jesuítas, passaram para a administração governamental, e que em 1770 escreveu uma carta ao Governador do Piauí denunciando os maus-tratos de que era vítima por parte do feitor da fazenda. Salvo erro, é a segunda carta mais antiga até agora conhecida no Brasil manuscrita e assinada por uma escrava negra, e que revela não só os sofrimentos a que estavam condenados os cativos, como o fato de já nos meados do Século XVIII haver mulheres negras alfabetizadas e suficientemente “politizadas” para reivindicar seus direitos e denunciar às autoridades os desmandos de prepostos mais violentos” (Luiz Mott).
Justo ela, Esperança Garcia, que teve tanta coragem de denunciar a violência brutal sofrida pelos negros nas fazendas escravistas, agora sofre o atentado de depredação lenta e perversa de sua escultura, que já se encontra bastante deteriorada, tendo sua caneta sido arrancada e há “feridas” em seu corpo. Por sorte, que o mesmo parece não estar transcorrendo com as outras esculturas apostas no mesmo jardim.
Que tomem providência as autoridades para proteger mais este patrimônio brasileiro!
Convidamos! Desafiamos!
Que todos, piauienses e visitantes, aprendam a respeitar e orgulhar-se mais dos nossos verdadeiros heróis e heroínas!
Lamentamos! Alertamos!
Descubra mais sobre Goeie Life
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.