Como vai sua percepção?

Freud -efeito de ilusao de otica

Percepção é um recurso da nossa mente para organizar e interpretar as impressões sensoriais resultantes dos estímulos sensoriais (informações obtidas pelos sentidos como olfato, tato, visão, audição e paladar) atribuindo-lhes significado.

Ou seja, a percepção permite a organização, identificação e interpretação das informações sensoriais recebidas por uma pessoa, em seu processo mental, para representar e compreender tais informações.

Um homem e mulher tomando banho por um lago também pode ser a cara do famoso psicanalista Sigmund Freud!
Percepção: Um homem e mulher tomando banho por um lago também pode ser a cara do famoso psicanalista Sigmund Freud!

Toda percepção envolve sinais que passam pelo sistema nervoso, após terem sidos gerados por estimulação física ou química do sistema sensorial.

A percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação (julgamento) dos dados percebidos.

O estudo da percepção é de extrema importância para áreas de comunicação, psicologia, psicanálise e muitas outras psicoterapias, já que o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si.

Logo, a forma de perceber (receber e interpretar um dado) é diferente para cada pessoa. Um mesmo objeto ou um mesmo acontecimento pode ser percebido de múltiplos maneiras e, as vezes, completamente diferentes.

Um único estímulo pode desencadear percepções variadas

Uma comprovação disso sãos as figuras ambíguas que demonstram que um único estímulo pode resultar em mais de uma percepção. O cubo Necker e o vaso Rubin, por exemplo, podem ser percebidos de mais de uma forma.

O cubo de Necker é uma ilusão de ótica publicada pela primeira vez, em 1832, pelo cristalógrafo suíço, Louis Albert Necker. Trata-se de um desenho simples em arame, bidimensional de um cubo sem pistas visuais quanto à sua orientação, de modo que pode ser interpretado como tendo o quadrado inferior esquerdo ou o quadrado superior direito como seu lado frontal.

O vaso de Rubin (também conhecido como o rosto de Rubin ou o vaso figura-fundo ) é um famoso conjunto de formas bidimensionais ambíguas ou bi-estáveis ​​(ou seja, invertidas) desenvolvidas por volta de 1915, pelo psicólogo dinamarquês Edgar Rubin, que tanto pode ser interpretado como um vaso branco num fundo preto, como pode ser visto como duas faces frente à frente.

O triângulo de Kaniza demonstra o princípio do fechamento. Tendemos a ver um triângulo branco sobreposto à figura, como uma figura completa e fechada, embora ele só seja sugerido por falhas nas demais formas que compõem a figura.

A percepção é seletiva!

Assim como um objeto pode dar margem a múltiplas percepções, também pode não ser percebido por uma pessoa, um grupo etc, principalmente quando ele não tem embasamento na realidade de uma pessoa, ela pode, literalmente, não percebê-lo.

Os primeiros relatos dos colonizadores da América relataram que os índios da América Central não viram a frota naval dos colonizadores que se aproximavam em sua primeira chegada. Como os navios não faziam parte da realidade desses povos, eles simplesmente não eram capazes de percebê-los no horizonte e eles se misturavam à paisagem sem que isso fosse interpretado como uma informação a considerar. Somente quando as frotas estavam mais próximas é que passaram a ser visíveis!

Vamos praticar um pouco sua percepção?

Observe cada uma das imagens e tente descrever o que você percebe elas. Depois, refaça o exercício, com mais atenção e compare. Por último, confira (no card seguinte) as dicas de cada imagem. Você pode se surpreender!

  • Nada menos que 16 tigres compõem essa imagem ilusão de ótica. Encontre-os!
  • Uma mulher mergulha lendo, sentada em um banquinho, próximo ao arco da cidadela: composição do perfil do pai da Teoria da Evolução, Charles Darwin (por Oleg Shuplyak)
  • Mais uma imagem que desafia a atenção. Há quem veja um crânio, outros, visualizam uma mulher de imediato.
  • Se tem tigres ocultos, tem cavalos soltos na natureza. Tente encontrar 20 animais nesta cena!
  • A grande e colorida “Lagarta de Penas” (“Oruga de Plumas”) é uma fotografia de José Luis Rodríguez, registrando a imagem de uma fileira de passarinhos, bem juntos uns do outros
  • O Jurista/O Advogado (1566), de Giuseppe Arcimboldo: advogado, com rosto formado por figuras de carne, aves e peixe e o corpo é composto por documentos legais
  • Pernas femininas do sexo masculino é um trabalho do artista gráfico japonês, Shigeo Fukuda (1932- 2009), que desafia a atenção para a dualidade.
  • Trabalho artístico de Donald Rust, reunindo o pescador, o peixe e a mulher. Você consegue visualizar todos eles?
  • Desenho do cartunista W. E. Hill (1915), retratando, ao mesmo tempo, uma mulher jovem de perfil, olhando para longe, e o rosto de uma mulher idosa olhando para o chão.
  • Parece a imagem de uma ponte, mas que não passa do encontro entre os barcos e o céu com nuvens (The Sun Sets Sail (O sol se põe às velas), do artista canadense Rob Gonsalves -1959).
  • O fotog. Amol Jadhav e o dir. de arte Pranav Bhide recorreram à ilusão de óptica para criar a emotiva "Sempre há espaço para mais um. Adote.", campanha para a adoção de animais, na Índia.
  • L'Amour de Pierrot - do surrealista Salvador Dali produzida (1905). O que você vê primeiro? uma bela mulher e um pierrot apaixonado? Ou uma enorme caveira?
  • A Floresta Tem Olhos (The Forest Has Eyes) - Bev Doolittle. Desafie-se encontrar 11 faces nesta ilustração da capa do livro.
  • A Evolução de Buba é um quadro do pintor e escultor mexicano Octavio oCampo, criado 2022.
  • Este trabalho de Octavio oCampo é conhecido como "Suzana e os Velhos". Você já os viu?
  • Tente encontrar 3 bebês e 3 joaninhas o mais rapidamente possível, nos grãos de café!
  • Mais um trabalho do artista canadense Rob Gonsalves. Chamamos atenção para o surpreendente reflexo das árvores na água!
  • Um casal de idosos ou talentoso músico com seu instrumento? e alguém que aprecia a apresentação? Obra de Salvador Dalí (1930), inspirada na ilusão de ótica das imagens ambíguas, como o Vaso de Rubin.
  • A Face da Guerra, 1940, de Salvador Dali
  • Sigmund Freud foi um médico e psiquiatra que revolucionou o tratamento dos transtornos mentais, ao criar a psicanálise, a cura da saúde mental pela fala

Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Fique à vontade para deixar seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:

Descubra mais sobre Goeie Life

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading