A clássica função do “Ctrl C Ctrl V” e suas variações perdeu seu pai. O especialista norte-americano em ciência da computação Larry Tesler, que ficou famoso por sua invenção das funções ‘copiar’ ‘cortar’ e ‘colar’ em computadores, morreu na segunda-feira (17/02), aos 74 anos.
Tesler foi um cientista da computação que trabalhou no campo da interação homem-computador. Ele estudou ciência da computação na Stanford University durante os anos 1960 e trabalhou no Stanford Artificial Intelligence Laboratory daquela instituição. Entre 1973 e 1980, esteve no Xerox PARC, onde, entre outras coisas, participou do desenvolvimento do editor de texto Gypsy e da linguagem de programação Smalltalk.
Foi no Centro de Pesquisa Xerox Palo Alto (PARC) em 1973, onde, juntamente com seu colega Tim Mott, que ele desenvolveu a funcionalidade de copiar e colar que ainda hoje é amplamente utilizada na computação.

Durante sua carreira, o cientista da computação foi contratado pela Apple, Amazon, Yahoo! e Xerox, estando no centro de pesquisa da última empresa onde ele criou as famosas funções que hoje milhões de pessoas em todo o mundo usam diariamente para criar cópias de textos, imagens e arquivos.
Para criar a famigerada função que vem facilitando a vida de milhões de usuários da computação e da web, Tesler baseou os comandos no antigo método de edição, onde as pessoas cortavam fisicamente partes do texto impresso e as colavam em outros lugares.
Os comandos de Recortar, Copiar e Colar foram usados no primeiro computador da Apple, chamado Lisa.
Tesler também estabeleceu a ideia de que as interfaces do computador devem ser modestas, onde todas as ações estão disponíveis para um usuário o tempo todo, e não modais, exigindo que o usuário entre em um modo específico para executá-las.
Importante: para construir esse texto, usamos a função Ctrl C Ctrl V e tradução do inglês para português da página oficial do cientista computacional (http://www.nomodes.com/Larry_Tesler_Consulting/Home.html).
Descubra mais sobre Goeie Life
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.