10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) colabora com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Mundial para Saúde Mental (WFMH) para estabelecer e realizar no dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suícidio.

No Brasil, para marcar o transcurso da data especial, foi criada a campanha Setembro Amarelo, tendo como inspiração o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Durante o mês da campanha de prevenção e alerta, lojas e locais públicos adotam iluminação e/ou decoração com a cor amarela, a exemplo do que foi feito no ano de criação do Setembro Amarelo, quando o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), receberam iluminação especial.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens.

De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.


Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890, de um homem que emblematiza o desespero e a falta de esperança sentida na depressão.

Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890, de um homem que emblematiza o desespero e a falta de esperança sentida na depressão.


Segundo dados de 2012, da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo – o que é que vale uma morte a cada 40 segundos.

Em 2012, o suicídio foi a segunda maior causa de morte entre 15 a 29 anos de idade. 75% dos suicídios ocorridos no mesmo ano foram em países de baixa e média renda também 2012 o suicídio foi responsável por 1,4% de todas as mortes no mundo tornaram-se a quinta causa de morte.

Estudos indicam que cada caso de suicídio tem que ser impacto na vida a gente pelo menos outras seis pessoas de forma direta sentimentos ambivalentes são comuns em relação ao ente querido que faleceu por suicídio como outro raiva e culpa.

E se incluirmos os familiares e pessoas próximas às vítimas, são milhões de pessoas afetadas por causas de suicídio a cada ano. Esse número passa ser ainda maior se considerarmos as tentativas sem sucesso: cerca de uma a cada três segundos.

Positivamente, a OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.

Porque a cor Amarelo

Setembro Amarelo é um movimento mundial que se iniciou em 1994, após o suicídio do jovem norte-americano Mike Emme, de 17 anos. Mike Emme tirou a própria vida dirigindo seu carro Mustang 68, restaurado e pintado na cor amarelo pelo próprio Mike.

No funeral do jovem Emme, seus amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora. Os pais de Mike, Dale e Darlene Emme, e os amigos iniciaram a campanha de prevenção do suicídio “fita amarela” (“yellow ribbon”, em inglês).

Como participar do Setembro Amarelo

Todas as pessoas, empresas e instituições podem aderir à campanha Setembro Amarelo, com algumas medidas simples durante este mês, dentre as quais sugerimos:

  • Colocação em sua fachada do laço amarelo, símbolo das campanhas de prevenção, e/ou iluminação do prédio com a cor amarela.
  • Fixação de cartazes da campanha “Falando Abertamente” em locais de circulação do prédio (material disponível aqui).
  • Divulgação do banner da campanha em site institucional, incluindo link para o site do Setembro Amarelo.
  • Divulgação da campanha em redes sociais ou páginas pessoais; e. Distribuição da cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, elaborada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, disponível aqui (como opção, pode ser acompanhada de fita amarela para a roupa ou pulso, estimulando a adesão à campanha).
  • Confecção e distribuição de faixas, camisetas, marcadores de página, folders, adesivo, etc (disponível aqui).

Para saber mais, visite o site:

campanha Setembro Amarelo

Precisa de ajuda?

Centro de Valorização da Vida
Horário: 24 horas, 7 dias por semana
Ligue: 188
Visite: www.cvv.org.br


Descubra mais sobre Goeie Life

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Fique à vontade para deixar seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:

Descubra mais sobre Goeie Life

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading